23 jun 2016
POST (2)

Importância da internet nas empresas

A internet é importante para todos os segmentos, porém, no caso de empresas ela tem um papel extremamente estratégico atualmente, pois elas dependem de posicionamento, marketing, canais de comunicação, entre outros, e a internet parece representar muito bem tudo isso.

Novos mercados geográficos

Melhor dizendo, novos mercados sem geografia. A internet permitiu e permite que empresas possam atender mercados distantes e inatingíveis se não fosse por esse canal. Vender na sua cidade, em outro estado ou até fora do Brasil acaba tendo pouca diferença para muitas empresas na internet, já que os custos de operação variam muito pouco e o acesso aos produtos e serviços acaba sendo o mesmo para quem está na mesma cidade ou em outro país.

Novos modelos de trabalho

A internet trouxe também um novo modelo de trabalho onde funcionários conseguem conversar com vários clientes e fornecedores pelo MSN ao mesmo tempo, ao invés de atender apenas um pelo telefone, por exemplo.

O uso do email como principal ferramenta de comunicação já é adotada em muitas empresas, o chat  interno tem sido usado de forma produtiva no ambiente de trabalho, as redes sociais, quem diria, agora já é vista em algumas empresas como ferramenta de trabalho.

Redução de custos

A importância da internet nas empresas não é voltada apenas para a oportunidade de vendas, mas principalmente pela possibilidade de redução de custos. Entre os itens que podem gerar redução de custos com o uso de enternet, estão:

  • Redução de custos com telefonia;
  • Redução de custos com comunicação impressa, como: folders, mala direta, catálogos, entre outros;
  • Redução de custos com equipes de vendas;
  • Em diversas outras áreas é possível obter redução de custos com o auxílio da internet.

Acompanhar tendências do mercado

Este é um ponto onde a importância da internet nas empresas se destaca. Ficar para trás, perder o bonde, não acompanhar o mercado é algo que não interessa a nenhuma empresa e para não correr o risco que ficar defasado no mercado, muitos tem usado a internet para acompanhar tendências do mercado ou analisar as estratégias dos concorrentes.

Funcionários-usando-internet

Leave a Comment