02 jun 2016
Gostou Clicou Face

Controle de acesso à internet nas empresas, o que bloquear e o que liberar?

Controlar o acesso à internet durante o trabalho é uma prática comum nas empresas e cada vez mais necessária, considerando os riscos que a internet apresenta em relação a segurança da informação e principalmente o tempo desperdiçado pelos profissionais em atividades não relacionadas ao trabalho, como redes sociais, e-mail pessoal, comunicadores instantâneos, sites de entretenimento e outros.

A definição do que será bloqueado e o que fica liberado para acesso deve partir de uma análise das atividades realizadas pelas equipes, definindo quais tipos de conteúdos e serviços fazem parte das atividades da empresa e quais contribuem para o desperdício de tempo da equipe. Também é importante, antes de definir o que será bloqueada, obter relatórios de acesso para identificar o que os profissionais costumam acessar e então, criar filtros de acesso que evitem o acesso a sites que não tenham relação com o negócio da empresa.

Na definição da política de acesso é importante ter bom senso e coerência, há tipos de conteúdo que inevitavelmente devem ser bloqueados, porém temos alguns sites que podem ser liberados para alguns setores ou em horários específicos, de acordo com as responsabilidades de cada equipe e até mesmo como alternativa para descanso e relaxamento em pequenos intervalos durante o trabalho.

Sites Nocivos:A internet está repleta ameaças e sites que podem causar problemas de segurança para sua empresa. É comum o recebimento de spam com links para sites maliciosos que podem instalar vírus e malwares nos computadores, esses programas são nocivos e podem causar sérios problemas, desde lentidão nos computadores e na internet, até perda de informação e captura de dados sigilosos, como senhas de banco e acesso a sistemas. Por isso é fundamental evitar o acesso a esses sites na sua empresa.

Para implementar o controle de acesso à internet na sua empresa, a 100fio oferece internet rápida e segura.

 

Leave a Comment