22 mar 2016
POST

Como funcionam as redes Wi-Fi?

Frequentemente nos deparamos com pessoas em aeroportos, bibliotecas, restaurantes, etc. utilizando dispositivos eletrônicos, como, por exemplo, notebooks, para acessarem a internet sem utilizar cabos para a conexão.

A chamada rede Wi-Fi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso à internet apenas por sinal de ondas de rádio, assim como as televisões e os celulares, não sendo necessária a utilização de fios conectores.

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia) utilizadas pelas emissoras de rádio.

O roteador (também sem fio), cuja função é realizar a distribuição dos sinais da rede, além de “escolher” o melhor caminho para o envio de um conjunto de dados, é quem recebe o sinal e o decodifica. É ele quem envia as informações para a internet usando uma conexão (com fios), a Ethernet, responsável pela interconexão de redes locais.

O Wi Fi também é utilizado como  ferramenta de marketing , os clientes e consumidores fazem check-in nas redes sociais. Empresas e estabelecimentos comerciais obtêm mídia espontânea, além da possibilidade de saber mais sobre o perfil do público que frequenta o local.

 

wifi_tablet_625

 

 

Leave a Comment